Aprendizes rurais mostraram resultados

Instituto Crescer Legal foi destaque na Feira de Aprendizagem Profissional do RS

O Instituto Crescer Legal tem sido referência quando se trata da aprendizagem profissional rural. Por isso, tem tido lugar de destaque em eventos direcionados à educação e ao desenvolvimento dos jovens. Um desses momentos foi a “III Feira de Aprendizagem Profissional do RS”, ocorrida dias 13 e 14 de novembro, em Porto Alegre (RS).

Com um estande na Feira, o Instituto Crescer Legal contou com a participação da gerente Nádia Fengler Solf, da coordenadora pedagógica Cristiana Rehbein e de egressas do programa “Nós Por Elas – A voz feminina do campo”. As meninas do Nós por Elas marcaram presença relevante na programação, pois a habilidade de comunicação desenvolvida durante o programa, a qualidade dos boletins produzidos e o impacto nas comunidades rurais por meio do rádio foram aspectos que repercutiram entre as autoridades, instituições e visitantes.

Realizado pelo Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (FEPETI), o evento reuniu mais de 30 instituições voltadas à aprendizagem, entre integrantes do Serviço Nacional de Aprendizagem, escolas técnicas, entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos. No estande do Crescer Legal foram recebidas visitas de interessados pelas ações do Instituto e também de autoridades como a coordenadora da Aprendizagem no RS, auditora fiscal Denise Brambilla Gonzalez, e a Procuradora Regional do Trabalho (MPT/RS), Silvana Ribeiro Martins.

NÓS POR ELAS – O programa Nós por Elas tem foco em promover o respeito à diversidade de gênero, além da busca por valorização e desenvolvimento das egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. As atividades fomentam a troca de experiências, capacitando as jovens rurais na área de comunicação, como multiplicadoras de conhecimento adquirido para outros jovens do meio rural e para a comunidade.

CRESCER LEGAL – O Instituto tem o objetivo de oferecer subsídios para que o jovem permaneça e se desenvolva no meio rural e, ao mesmo tempo, combater o trabalho infantil no campo. Desde 2015, já foram formados 204 jovens no curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” e mais 130 terão formatura nesta semana. E o programa Nós por Elas já teve três edições, promovendo o desenvolvimento de 26 meninas para atuarem como multiplicadoras de ideias e informações através da comunicação. Saiba mais: www.crescerlegal.com.br