Anuário do tabaco

Publicação que faz um panorama anual do setor já está em sua 23ª edição

Já está circulando a 23ª edição do Anuário Brasileiro do Tabaco, publicação da Editora Gazeta que vem com um panorama anual do setor. Entre os temas estão os números da produção e das exportações de tabaco, estatísticas, pesquisas, tecnologias, novidades e os programas desenvolvidos pelo setor nas áreas de meio ambiente, saúde, segurança e combate ao trabalho infantil.

A edição de 2019, a exemplo das publicações anteriores, vem em textos em português e inglês e tem circulação nacional e internacional, em versões impressa e digital. São 132 páginas com reportagens que buscam dimensionar a modernização e as inovações introduzidas na cadeia do tabaco. Entre as estatísticas atualizadas do tabaco no País e no mundo, estão dados sobre a produção no campo, que mostram pequeno recuo em área e volume. Porém, a produtividade e o número de famílias produtoras seguem estáveis, evidenciando que o tabaco continua sendo uma das principais atividades a assegurar a permanência da população no meio rural.

Entre as seções editoriais estão entrevistas com personalidades como o secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fernando Schwanke; e o presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), Edson Vismona. Schwanke aborda a atual relação do governo federal com o setor e fala da preocupação de reconhecer e fortalecer a importância econômica e social do tabaco. Já Vismona refere os prejuízos e as ameaças relacionados ao mercado ilegal de cigarros no País, cuja participação de mercado já chega a 57%, com risco acentuado à saúde e evasão de divisas.

Além disso, os preparativos para a Conferência das Partes (COP 9) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que ocorrerá em outubro de 2020, na Holanda, são destaque na publicação. Outros assuntos são as quatro décadas de atuação da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), entrevistas com produtores e a atuação do influenciador digital produtor de tabaco, Giovane Weber.

O lançamento da edição, ocorrido sexta-feira passada em Santa Cruz do Sul, contou com a participação de lideranças, autoridades e representantes de entidades, organismos e empresas do setor. Conforme Iro Schünke, presidente do SindiTabaco, que esteve presente no lançamento, a publicação é referência em informações corretas e confiáveis sobre o setor.

A versão eletrônica poderá ser acessada no site www.editoragazeta.com.br.