A voz das meninas, agora para todo o Brasil

A cada edição do Programa Nós por elas – A voz feminina do campo, diversos boletins de rádio são produzidos pelas meninas participantes, com temáticas que envolvem a condição da mulher rural e dos jovens do campo. Desde o final de 2023, os boletins produzidos passam a ser distribuídos via Agência Radioweb para rádios de todo o Brasil.

Os boletins que estão sendo disponibilizados em janeiro e fevereiro foram produzidos por nove egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, com idades entre 16 e 18 anos. São elas: Ana Caroline Rediske, Camila Eduarda Massmann, Daniela Cristina Schererifert, Évilin Filipe, Lara da Silva Retzlaff, Maria Eduarda da Silva, Marina Knabach Voigt, Raiane Vitória de Oliveira e Tamires Pires de Assis.

Moradoras dos municípios de Passo do Sobrado, Herveiras, Canguçu, São Lourenço do Sul, Rio Pardo, Cerro Branco e Progresso, no Rio Grande do Sul, elas participaram da sétima edição do Nós por Elas, que foi realizado em formato híbrido, com encontros virtuais e presenciais. As gravações e a edição foram feitas no estúdio de rádio do curso de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e contaram com o apoio de professores e técnicos da universidade.

As nove meninas participantes produziram quatro boletins com diferentes temas: Escola: dimensões do cuidar; Marcha das Margaridas; Mulheres transformadoras; e Assédio feminino. Para a produção dos boletins, além de estudos e pesquisas sobre os temas abordados, as jovens do campo entrevistaram mulheres de destaque em suas comunidades e no contexto das causas femininas.

Os boletins estão disponíveis também na página do Instituto Crescer Legal. Para ouvir ou baixá-los, CLIQUE AQUI.