A coleta de embalagens agora é no Centro Norte catarinense

Tem início hoje, 14 de agosto, o roteiro do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos pela região Centro Norte de Santa Catarina. Com itinerário pré-estabelecido, as duas equipes de coleta passarão por diversos pontos de 14 municípios em roteiro que vai até 4 de setembro. Nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15 de agosto, tem recebimento de embalagens em localidades de Porto União e Irineópolis. Sexta-feira, dia 16, a coleta segue em outras localidades de Irineópolis e em Bela Vista do Toldo, onde os caminhões percorrem localidades até o início da próxima semana.

De 20 a 22 de agosto, o recebimento será em comunidades rurais de Canoinhas e, no dia 23, em Major Vieira. No dia 27, o município contemplado com a coleta será Papanduva, e no dia 28, os caminhões do programa estarão em Monte Castelo. As localidades rurais de Mafra terão recebimento de embalagens nos dias 28 e 29; e Campo Alegre, São Bento do Sul e uma localidade de Rio Negrinho terão coleta no dia 30. Em setembro, as equipes do Programa de Recebimento estarão em Rio Negrinho, dia 2; e Itaiópolis, de 2 a 4.

Para fazer a devolução, os produtores devem levar os recipientes até os pontos de coleta informados nos convite entregues pelas equipes de campo das empresas associadas ao SindiTabaco. Para que possam ser recicladas, as embalagens devem ser entregues tríplice-lavadas e os recipientes plásticos devem estar perfurados no fundo. O programa proporciona destino adequado às embalagens e 90% do total coletado é reciclado, dando origem a peças plásticas usadas principalmente na construção civil e a novas embalagens de agrotóxicos. E em torno de 10% do total vai para aterros licenciados pelos órgãos ambientais.