Como a integração e a solidariedade vão reerguer o Rio Grande

10 . MAIO . 2024 Releases

Maio 2024 – A enchente histórica que afetou o Rio Grande do Sul no início de maio e alterou a vida de milhares de pessoas, seguirá trazendo consequências. Gaúchos de centenas de municípios foram atingidos pelas cheias e contabilizam perdas, algumas irreparáveis. Em meio ao caos, a solidariedade e a integração tem sido fundamentais para apontar o rumo da reconstrução. As empresas associadas ao Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) têm atuado nessa direção. Conheça algumas das iniciativas que foram e continuam sendo realizadas nesse momento de calamidade enfrentado pelo Rio Grande do Sul, em especial na região do Vale do Rio Pardo:

• Manutenção da remuneração aos trabalhadores que não conseguem chegar às empresas devido às dificuldades decorrentes das chuvas;
  • Doações de cestas básicas, materiais de limpeza, de higiene e móveis, tanto para colaboradores afetados, quanto para colaboradores com familiares afetados;
  • Liberação de empréstimos aos colaboradores no período de reconstrução;
  • Ações de saúde mental, com o apoio de psicólogos;
  • Equipes de voluntários liberados de suas atividades para auxiliar na limpeza de casas, escolas e comunidades;
  • Disponibilização de geradores de energia e reservatórios de água, bem como embarcações e veículos para auxiliar no resgate de pessoas e animais ilhados;
  • Contato direto com órgãos oficiais responsáveis para auxiliar no enfrentamento das principais demandas dos municípios.

A maior parte da operação das empresas foi interrompida no início da tarde de terça-feira, 30 de abril, e foram gradativamente sendo retomadas durante esta semana. “Esta é uma crise sem precedentes, em que temos dificuldades de serviços básicos, como água potável e comunicação. Nossas associadas relatam a grande dificuldade de contatar empregados que estão em regiões impactadas. Canais alternativos de comunicação foram abertos por meio de formulários para que os colaboradores possam reportar suas situações”, relata Iro Schünke, presidente do SindiTabaco.

Para além dos cuidados com os seus empregados, as indústrias já traçam um plano de recuperação envolvendo os produtores integrados. “O setor do tabaco é reconhecido no agronegócio por um sólido sistema de integração. É por meio dele que também passaremos a entender as necessidades dos pequenos produtores rurais nas localidades mais afetadas. A última safra de tabaco foi encerrada com uma alta rentabilidade, o que será importante para esse momento de reconstrução. A nova safra ainda está em fase inicial e faremos um levantamento para dimensionar as perdas que ocorreram. Assim como foi na pandemia, vamos seguir com resiliência, unindo esforços em torno do que precisa ser feito”, comenta Schünke.

SOBRE O SINDITABACO – Fundado em 1947, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) tem sede em Santa Cruz do Sul (RS), no Vale do Rio Pardo, maior polo de produção e beneficiamento de tabaco do mundo. Ao representar os interesses comuns de 14 empresas associadas, a entidade dá visibilidade à importância social e econômica do setor para centenas de municípios da Região Sul do Brasil e promove uma série de ações em torno de práticas que tornam o tabaco brasileiro um dos mais requisitados do mundo.

EMPRESAS ASSOCIADAS

Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos Ltda.

ATC – Associated Tobacco Company Brasil Exportação e Importação de Tabaco Ltda.

BAT Brasil

Brasfumo Indústria Brasileira de Fumos S.A.

China Brasil Tabacos Exportadora S.A.

CTA – Continental Tobaccos Alliance S.A.

JTI Processadora de Tabaco do Brasil Ltda.

OTC Comércio e Fabricação de Fumos Ltda.

Philip Morris Brasil Indústria e Comércio Ltda.

Premium Tabacos do Brasil S.A.

ProfiGen do Brasil Ltda.

Tabacos Marasca Ltda.

Universal Leaf Tabacos Ltda.

UTC Brasil Indústria e Comércio de Tabaco Ltda.

TABACO NO BRASIL – Os números demonstram a grande importância do tabaco no cenário do agro sul-brasileiro. Desde 1993, o Brasil permanece na liderança como maior exportador de tabaco do mundo. Segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC/ComexStat), o Brasil embarcou 512 mil toneladas de tabaco em 2023, o que gerou divisas de US$ 2,729 bilhões. Ao todo, 107 países compraram o produto, tendo a União Europeia em destaque com 42% do total embarcado, seguida de Extremo Oriente (31%), África/Oriente Médio (11%), América do Norte (8%) e América Latina (8%). Bélgica, China, Estados Unidos e Indonésia continuam no ranking de principais importadores. A participação do tabaco nas exportações foi de 0,80% no Brasil, 4,51% na Região Sul e, no Rio Grande do Sul, estado que é o maior produtor, chegou a 11,19%. Saiba mais em www.sinditabaco.com.br

Foto: Alexandre Dias/Governo RS

Contato com a imprensa