As vozes femininas do campo virão em novos boletins

Nos últimos anos tem sido possível ouvir em emissoras de rádio e canais virtuais as vozes femininas falando de temáticas que envolvem especialmente os jovens e as mulheres rurais. E nesta temporada, não será diferente por causa da pandemia. O programa “Nós por Elas – A voz feminina do campo” teve readequações na sua forma para que as garotas do campo possam gravar seus programas e dar seu recado.

Para a edição especial de 2020 do Nós por Elas, seis egressas do Instituto Crescer Legal, com idades entre 18 a 21 anos, estão participando da capacitação oferecida em parceria com os cursos de comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As garotas são voluntárias que já participaram de edições anteriores. São Aline Schroeder, de Candelária; Maira Carolina Petry e Franciele Melyza Tornquist, de Vera Cruz; Jéssica Voeltz e Camila dos Santos, de Vale do Sol; e Isabela Beatriz Müller Schwengber, de Santa Cruz do Sul. Elas já definiram os temas para pesquisa e produção dos programas de rádios: sororidade, autocuidado feminino e aprendizado com a pandemia.

Para a gerente do Instituo Crescer legal, Nádia Fengler Solf, o programa está consolidado, mas neste ano atípico foram necessárias as modificações na execução. A coordenadora do Nós por Elas, Cristiana Rehbein, explica que as discussões ocorrem em encontros virtuais e as gravações dos boletins serão por meio de aplicativos. E a educadora social Maria da Graça Vieira conta que alguns dos questionamentos levantados para a elaboração dos boletins se referem à mulher e sua rotina alterada em função da pandemia e em como a sociedade enxerga a mulher.

O PROGRAMA – Busca valorizar e desenvolver jovens egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, promovendo a reflexão sobre a questão de gênero, além da troca de experiências, capacitando-as na área de comunicação. Em três edições, 26 jovens já participaram da iniciativa. Neste ano, a disponibilização do conteúdo em novas plataformas digitais deverá ser uma das novidades deste ano.