SindiTabaco recebe Comenda do Comando Ambiental da Brigada Militar

15 . OUT . 2021 Releases

Outubro 2021 – O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, e o assessor de Relações Institucionais da entidade, Sérgio Rauber, receberam nesta quinta-feira, 14 de outubro, a Comenda do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM). Eles estiveram entre os agraciados da homenagem direcionada a pessoas que são singulares à causa ambiental.

A distinção foi concedida pelo comandante do Comando Ambiental, o tenente-coronel Vladimir Luís Silva da Rosa, em cerimônia ocorrida em Porto Alegre. Na ocasião, ao falar da atuação do Comando Ambiental, o tenente-coronel enfatizou a importância das entidades e instituições que são parceiras das ações da Brigada Militar em favor do meio ambiente.

Conforme Iro Schünke, o recebimento da Comenda da Brigada Militar é mais um incentivo para a continuidade das ações do setor na promoção da preservação do meio ambiente. “O reconhecimento significa que estamos no caminho certo e nos motiva a avançar cada vez mais”, comenta o executivo. O SindiTabaco realiza diversos programas ambientais e apoia iniciativas da comunidade que visam a preservação e recuperação dos recursos naturais.

Entre as atividades do setor, está o incentivo ao plantio de espécies florestais energéticas visando a proteção da mata nativa. O fomento ao cultivo de eucaliptos tornou os produtores autossustentáveis em lenha para a cura do tabaco e, atualmente, 25% da área das propriedades produtoras é coberta por florestas. Além disso, através do projeto Ações pela Sustentabilidade Energética, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), novos conhecimentos estão sendo colocados a serviço do bom desempenho das florestas energéticas.

Outra ação do setor foi a redução no uso de agrotóxicos na cultura do tabaco. Com altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de produtos mais eficientes e de técnicas de cultivo mais apropriadas, houve redução na quantidade de defensivos usados, chegando-se a apenas 1,01 quilo de ingrediente ativo por hectare de lavoura. Atualmente, o tabaco está entre as culturas comerciais agrícolas com menor utilização de agrotóxicos, condição comprovada por diversas pesquisas, como o estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg).

O setor é também pioneiro em logística reversa. Através do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, há 21 anos é realizada a coleta itinerante dos recipientes usados nas propriedades produtoras. Atualmente são cerca de 1,8 mil pontos em 395 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, beneficiando 113 mil produtores rurais.

Há ainda ações pela preservação do solo e água, como o incentivo ao uso de práticas conservacionistas. Dessa forma, nos últimos 13 anos a aplicação do plantio direto e cultivo mínimo subiu de 17% para 76% e o plantio convencional reduziu de 83% para 24%.

A COMENDA – A Comenda do Comando Ambiental da Brigada Militar visa homenagear personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas ao Comando Ambiental da BM. Em 2021, para evitar aglomerações, foram realizadas seis cerimônias em datas diferentes.

Foto:

Sérgio Rauber, o tenente-coronel Vladimir Luís Silva da Rosa e Iro Schünke

Contato com a imprensa:
MSLGROUP Andreoli
Arthur Ianhez – arthur.ianhez@mslgroup.com – (11) 3169-9300 / (11) 97375-2413
Eliana Stülp Kroth – eliana.stulp@mslgroup.com – (51) 3713-1777 / (51) 9708-5539
Thais Thomaz – thais.thomaz@mslgroup.com – (11) 3169-9373
www.mslgroupandreoli.com.br