Setor do tabaco é tema de bate-papo na Expointer

30 . AGO . 2019 Releases

Agosto 2019 – O presidente do SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), Iro Schünke, participou do evento Bem Pra Ti, promovido pela RBS TV na Expointer, em Esteio. O evento realizado no dia 28 de agosto reuniu lideranças da região do Vale do Rio Pardo e Taquari para tratar das principais pautas das regiões produtivas. Mediado pela jornalista Maiara Medina e com participação da comentarista Carolina Bahia, a roda de conversa que teve também a presença de Darci Bayer, presidente da Cooperativa Languiru, de Teutônia (RS).

Carolina Bahia, comentarista da RBS TV, abriu o debate falando sobre o setor do tabaco. “O tabaco é um tema delicado, importante, estratégico e polêmico por envolver questões de saúde, de economia e também de polícia, em razão do contrabando”, frisou.

Darci Bayer, Carolina Bahia, Maiara Medina e Iro Schünke

Darci Bayer, Carolina Bahia, Maiara Medina e Iro Schünke

Schünke falou sobre a importância econômica e social do setor do tabaco, lembrou dos números e pesquisas que provam que o setor é fundamental para o bem-estar das regiões onde o produto é cultivado e beneficiado, especialmente no Rio Grande do Sul, maior estado produtor do Brasil e no qual o tabaco é o segundo produto na pauta das exportações, atrás somente da soja.

“Apesar de termos essa importância econômica e social, a campanha antitabagista acaba prejudicando. E isso, no Brasil, é um antagonismo, considerando que somos o segundo maior produtor mundial e o maior exportador de tabaco”, disse Schünke.

O executivo falou ainda sobre os desafios enfrentados pelo setor, como o crescente mercado ilegal, que já abocanha 57% do mercado brasileiro e as crescentes ações antitabagistas após a implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Ele também abordou a dificuldade de regulamentar novos dispositivos eletrônicos no País, outro nicho do setor que já é explorado pelos contrabandistas. “A indústria legal perde oportunidades de negócio e os brasileiros perdem renda, empregos, impostos e também ficam à mercê de produtos sem regulamentação adequada”.

NÚMEROS DO SETOR DE TABACO NO BRASIL

Contato com a imprensa:
MSLGROUP Andreoli
Camila Holgado – camila.holgado@mslgroup.com – (11) 3169-9322 / (11) 96477-2701
Eliana Stülp Kroth – eliana.stulp@mslgroup.com – (51) 3713-1777 / (51) 9708-5539
Thais Thomaz – thais.thomaz@mslgroup.com – (11) 3169-9373
www.mslgroupandreoli.com.br