Saiba mais sobre as ações pelos jovens do campo

O ano de 2020 foi desafiador para todos. E muitos jeitos de fazer as coisas acontecerem precisaram ser reinventados. Foi assim também para o Instituto Crescer Legal, que buscou adaptações para fazer cumprir o propósito de ser um instrumento transformador de realidade por meio da educação. As iniciativas visando a modificação de questões culturais sobre o trabalho infantil continuaram acontecendo e cumprindo o seu papel na busca de um futuro melhor para as crianças e os adolescentes do campo. Essas ações estão descritas no Relatório Institucional de 2020, que pode ser lido clicando aqui.

Ao folhear as 40 páginas, você encontra depoimentos de aprendizes e parceiros, relatos e informações sobre as atividades realizadas no ano e também dados sobre a trajetória do Instituto nestes seis primeiros anos de atuação. Ao abrir a publicação, o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, lembra que, apesar do distanciamento exigido pelo momento, a união e o propósito seguiram firmes. “Para vencer os desafios impostos pela pandemia, tivemos que desbravar novos caminhos, encontrar rotas alternativas”, diz. “Para 2021, vamos manter nossa caminhada no ritmo da perseverança, com passos firmes em nosso propósito de levar educação e perspectiva de um amanhã mais promissor aos jovens do campo”, assegura Schünke.

Durante o ano de 2020, a relação de confiança entre o Instituto, adolescentes, famílias, empresas e parceiros se mostrou fundamental para seguir o caminho vislumbrado. Apesar dos desafios, o trajeto foi percorrido com comprometimento e culminou com a certificação de 141 jovens no curso de gestão rural e empreendedorismo, de acordo com a carga horária e conteúdos que puderam ser contemplados no ano. Com assuntos voltados à realidade do campo, as atividades do Programa de Aprendizagem Profissional Rural visaram criar e fortalecer vínculos entre os aprendizes, com educadores, Instituto e também com sua comunidade, desenvolvendo senso de responsabilidade e cidadania.

O Relatório Institucional mostra que o Instituto colocou em prática a criatividade para abrir novos caminhos que continuassem levando educação profissional e desenvolvimento pessoal ao jovem do campo. Para tanto, a equipe pedagógica inovou, criando recursos para disponibilizar o conhecimento a todos os adolescentes aprendizes. Por causa da limitação no acesso à internet em algumas localidades onde o curso foi desenvolvido, as atividades foram adaptadas para o formato remoto, para que os aprendizes pudessem realizar suas atividades de casa. A entrega dos materiais aconteceu dentro de uma logística organizada com os parceiros locais, respeitando normas de distanciamento social. E o apoio das empresas parceiras garantiu a manutenção dos contratos e remuneração dos aprendizes.

Assim, os jovens foram motivados ao exercício de autoconhecimento, a fim de melhor entender e reforçar sua identidade e seu papel na comunidade. Ao conversarem com suas famílias, conseguiram pontuar objetivos e aspirações. Aproveitando mais tempo em casa, os adolescentes realizaram um processo de imersão nas suas origens, com pesquisa e coleta de dados históricos de suas famílias e propriedades. E, com o mapeamento de infraestrutura e identificação de perfil da propriedade, foi possível reconhecer potencialidades e soluções empreendedoras.

Entre os relatos de acontecimentos do ano, está o Seminário de Vivências e o 4º Encontro Regional de Aprendizes Rurais do Instituto Crescer Legal, realizados de forma remota, mas com grande compartilhamento de experiências. Outras atividades lembradas no Relatório são a 5ª edição do Prêmio Jovem Empreendedor – que premiou três egressos do Programa de Aprendizagem com projetos alinhados a atividades agrícolas empreendedoras -, a distinção do Instituto na 17ª edição do Prêmio Innovare e a participação on-line na 2ª edição do YAMI (Youth Agribusiness Movement International). Também constam informações sobre a edição especial do Programa “Nós por Elas – A voz feminina do campo” e o resultado de pesquisa aplicada junto às jovens participantes. Vale a pena conferir toda a publicação para saber o que está sendo feito pela inovador instituto que implantou o programa jovem aprendiz no campo, porém contratando os adolescentes para que participem com curso de aprendizagem sem realizar nenhuma atividade laboral. Veja lá!