Recebimento de embalagens tem recesso de final de ano

Roteiros de coleta param as atividades dia 12 de dezembro e retornam em 13 de janeiro

As duas equipes do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos estão fazendo roteiros de coleta pelos vales do Rio Pardo e Taquari, na região central do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira, 2 de dezembro, o recebimento ocorre em General Câmara e em quatro localidades de Venâncio Aires. Desta terça, dia 3, até o dia 10, os caminhões do programa estarão percorrendo 36 comunidades rurais de Venâncio, e no dia 10, serão visitados também os municípios de Santa Clara do Sul e Mato Leitão. No dia 11, haverá coleta em Taquari, Bom Retiro do Sul e quatro pontos de Vera Cruz. E, nos dias 11 e 12, haverá passagem das equipes do programa por 11 comunidades de Vera Cruz.

Depois disso, a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos terá uma pausa até o dia 13 de janeiro de 2020, quando retornará para completar o roteiro por Vera Cruz, passando por sete localidades. Nos dias 14 e 15 de janeiro, o recebimento será em Vale do Sol, com coleta em 16 pontos. De 16 a 22, os caminhões estarão em Candelária, com coleta de embalagens em 30 localidades. Depois, de 23 a 29, os municípios visitados pelo Programa serão Novo Cabrais, Cerro Branco, Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul, com coleta em 25 pontos.

Realizado pelo SindiTabaco em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o Programa de Recebimento de Embalagens oportuniza destinar corretamente as embalagens de produtos utilizados tanto no cultivo do tabaco como também em outras culturas. Para que os recipientes possam ser destinados à reciclagem, é preciso realizar a tríplice lavagem. As embalagens são encaminhadas para centrais de recebimento credenciadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), onde passam por triagem e separação e 93% das embalagens são recicladas.

PARA SABER