Quem paga Imposto de renda, pode ajudar jovens rurais

Se você paga Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), pode contribuir com o desenvolvimento dos jovens do campo. E sem gastar nenhum centavo a mais, apenas destinando parte do seu imposto devido ao Instituto Crescer Legal. A entidade está engajada no Projeto Destinar, que tem o objetivo de incentivar as doações e divulgar as instituições e projetos sociais inscritos no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Santa Cruz do Sul.

Ao optar pela declaração completa, o contribuinte pode destinar 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, mesmo que tenha valores a restituir. Conforme a gerente do Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, o Instituto tem grande parte dos programas financiados pelas empresas de tabaco associadas, mas os jovens aprendizes também se beneficiam com as doações feitas via restituição do imposto de renda das pessoas físicas. “Ao doar para o Fundo Municipal, o seu imposto fica no seu município e faz diferença na vida de muitas crianças e adolescentes”, salienta.

Para destinar, quando for fazer a declaração de ajuste anual, é possível deduzir até 3% do imposto devido, tanto para aqueles que possuem imposto a pagar, como a restituir. Essa doação pode ser feita diretamente no programa da Declaração do IRPF. O próprio programa calcula quanto o contribuinte pode destinar; é só ir na aba “Doação diretamente na Declaração”.

PRESTANDO CONTAS – Em 2020, o Instituto Crescer Legal captou R$ 127.731,90 em recursos. Com o valor, houve a aquisição de um veículo Chevrolet Spin para acompanhamento das turmas e visitas aos aprendizes nas localidades rurais abrangidas. Também foram comprados 17 notebooks e materiais de expediente voltados às atividades do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Além disso, o 4º Encontro Regional de Aprendizes Rurais – que reuniu de forma virtual aprendizes, equipe, parceiros e associados do Instituto para compartilhar experiências – foi viabilizado com recursos captados via edital do Comdica.

O diretor presidente do Crescer Legal, Iro Schünke, explica que a aplicação dos recursos obtidos tem possibilitado melhorias no atendimento dos adolescentes contemplados nos programas realizados. Criado há seis anos, o Instituto está comprometido com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco, na região Sul do Brasil. Já foram beneficiados em torno de 500 jovens rurais em atividades do Programa de Aprendizagem e do programa Nós por Elas – A voz feminina do Campo. Conheça mais sobre as ações do Instituto em: www.crescerlegal.com.br.