Produção de tabaco superou as 623 mil toneladas

Na safra 2018/2019, foram produzidas 623.491 toneladas de tabaco em folha, com cultivo em 277.056 hectares de lavouras. Os dados são da pesquisa da PwC (PricewaterhouseCoopers) – encomendada pelo SindiTabaco – que considerou os resultados obtidos dentro do Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT) de suas empresas associadas. O Rio Grande do Sul foi o maior produtor, com 312.577 toneladas, seguido por Santa Catarina, com 170.986 toneladas, e Paraná, com 139.928 toneladas de folhas de tabaco. Em relação à área plantada, no Rio Grande do Sul foram cultivados 142.534 hectares, em Santa Catarina foram 73.913 hectares e no Paraná, 60.609 hectares.

EXPORTAÇÕES A respeito das exportações, os estudos da PwC têm base em cálculos e estimativas anuais, levando em conta os dados do Ministério da Economia, Indústria e Comércio Exterior e Serviços. O mais recente relatório da pesquisa aponta que o ano de 2019 deve fechar com números de volume de exportações 10% a 15% maiores do que os de 2018. Também deve haver aumento de 6% a 10% nos valores em dólares em relação ao ano anterior.

Segundo Iro Schünke, presidente do SindiTabaco, o mercado brasileiro tem se mantido estável nos últimos anos e o aumento estimado para 2019 se deve à postergação de embarques para a China (que aconteceriam no final de 2018) para o início deste ano. Atualmente, o Brasil detém de 25% a 30% dos negócios mundiais de tabaco e o levantamento aponta que a liderança brasileira das exportações mundiais de tabaco deve ser mantida.