O campo pode ser jovem

Quero falar de um assunto de extrema importância: a permanência de nossos jovens aqui na lavoura. Não é novidade que cada vez mais estamos tendo uma agricultura mais velha, posso lhes dizer isso com segurança, pois vejo não só na página que administro, mas posso observar também ao meu redor. Os jovens estão abandonando o campo para trabalhar na cidade. Isso é preocupante, pois com esse êxodo rural do jovem a produção de alimento mundial está sob ameaça: com menos mão de obra, menos alimentos a serem produzidos a uma sociedade em constante desenvolvimento.

E por que isso vem acontecendo? Algumas das possíveis causas é a falta de incentivo para a permanência, mas não é só culpa do governo disso estar acontecendo. A falta de incentivo na maioria das vezes já vem do berço. Quantas vezes ouvi pais dizerem aos próprios filhos: “Se não quiser sofrer como eu, estude e vá morar na cidade.” Ao invés de dizerem: “Vai lá, estude e aplique o que aprendeu na nossa empresa que é a nossa propriedade.”

Eu tenho 24 anos, sou um jovem no campo e amo estar aqui, mas se dependesse de um de meus professores o caminho não seria esse. Lembro de uma aula em que deveríamos falar sobre o nosso futuro. Alguns colegas disseram que queriam ser professores, outros advogados, outros engenheiros e eu disse que gostaria de permanecer na roça. Fui alvo de críticas daquele professor. Ele me disse que eu deveria estar louco, que eu deveria repensar sobre isso e ir para a cidade, pois lá as oportunidades são bem maiores. Fiquei até abatido naquele momento, mas logo reergui a cabeça e não me deixei abalar, pois sei que o futuro apenas a mim pertence e sabia que SIM o campo é uma ótima opção.

Agora pergunto a vocês: com que vontade um jovem ficaria no campo sendo que o que ele sempre ouve é o contrário? Com toda certeza temos que mudar esse jeito de pensar e agir, temos que mostrar que a agricultura é uma ótima opção para o futuro, incentivar não só com palavras mas também com qualificação por meio de cursos e seminários, com a apresentação de novas tecnologias que venham a facilitar a vida e o dia a dia.

Com a união de todos voltaremos novamente a ter uma agricultura mais jovem.

MÊS NA PROPRIEDADE DOS REBINSKI
O mês de junho na minha propriedade começou com a semeadura dos canteiros de tabaco para a safra 2019/20. Essa é a época também da derrubada dos eucaliptos para servir de lenha para a fornalha durante a cura da colheita. É época também de fazer algumas melhorias na propriedade como, por exemplo, a ampliação do galpão.

No próximo texto irei falar sobre a importância do reflorestamento para uma propriedade que produz tabaco e deixo o convite a conhecerem a página Fumicultores do Brasil no Facebook, onde poderão conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho em defesa do tabaco e da agricultura familiar. Um abraço e até mês que vem!

Colunista

Anderson Rebinski

Produtor de tabaco de Ivaí, município localizado na região sudeste do Paraná. Agricultor desde os 18 anos, aos 20 anos criou a fanpage Fumicultores do Brasil e desde então vem desempenhando um trabalho de divulgação sobre a produção de tabaco e a agricultura familiar. Atualmente a página no Facebook administrada por ele conta com mais de 300 mil seguidores.