Jovem casal mostra que o campo é lugar para empreender

Com seis anos de trajetória, o Instituto Crescer Legal já conta com uma lista de jovens egressos que estruturaram seus projetos de vida com bases em empreendimentos e gestão de negócios rurais. Um exemplo é o de Denise Faust, de Santa Cruz do Sul, que foi jovem aprendiz na turma de 2016/2017 e atualmente concilia suas atividades na área da educação (é formanda de Pedagogia) com o empreendimento junto com o companheiro, Eduardo Junior Bencke. O casal produz verduras, frutas e legumes sem agrotóxicos e criou um sistema em que os alimentos chegam à casa das pessoas com o mínimo de espaço de tempo possível após serem colhidos na horta.

Atualmente eles contam com quatro fornecedores além da horta própria e atendem Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. Mas os planos são ir além. “Almejamos chegar longe, planejamos atender mais municípios, aumentar a quantidade de clientes e que a Eco Horti continue sendo referência de empreendimento no meio rural para incentivar os jovens a permanecerem no campo”, conta Denise. “Além disso, queremos contar com mais famílias para parceria, ampliar a produção e a variedade de produtos e cada vez mais investir em produtos exclusivos. Quem acompanha a Eco Horti no Instagram (@eco_horti), pode ver que possuímos produtos diferenciados, como é o caso da couve folha crespa Kale, nosso atual sucesso de venda”, relata.

Denise e Eduardo são jovens de origens rurais e que perceberam possibilidades de trabalho para continuarem vivendo no campo. “A formação do Crescer Legal abriu minha mente, pois eu sempre gostei da lida no campo, de trabalhar com verduras, animais e, quando conheci o Eduardo percebi que tínhamos as mesmas ideias”, conta. “Começamos o empreendimento fazendo uma pesquisa de mercado e consumo, analisando o que as pessoas consomem e os preços para daí iniciarmos nossas primeiras entregas”, explica.

Recentemente, por ser egressa do Crescer Legal, Denise teve a possibilidade de concorrer ao Prêmio Jovem Empreendedor, da empresa JTI. Após defender o projeto em banca, foi contemplada com um prêmio de R$ 4 mil para investir na produção, o que foi aplicado em sombrite e irrigação. A inovação possibilita a estabilidade na produção da horta o ano todo.

CRESCER LEGAL

Para Denise, participar de uma das primeiras turmas do Crescer Legal proporcionou oportunidades, vivências e o estabelecimento de novas conexões. “No Programa de Aprendizagem Profissional Rural pude ampliar meu conhecimento sobre a propriedade familiar de meus pais, identificando, analisando nossa propriedade, fazendo um balanço patrimonial, o que foi de extrema importância para valorizar o meio rural”, relata. “Tivemos muitos passeios de campo, conheci muitos lugares diferentes, também fizemos um levantamento turístico de Santa Cruz do Sul e debatemos assuntos polêmicos no meio rural”, lembra. “Foram inúmeros aprendizados, mas o fato de me reconhecer como jovem do campo e não ter vergonha disso, e sim orgulho, foi o mais importante”, finaliza.