Formando a geração do amanhã

O Instituto Crescer Legal, criado com os objetivos de prevenir o trabalho de adolescentes no meio rural e oferecer subsídios para que o jovem possa se desenvolver através de oportunidades de geração de renda e do desenvolvimento das habilidades e potencialidades, tem como uma das suas principais ações o Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Além disso, após a conclusão do curso de gestão rural, são oferecidas possibilidades para que os jovens tenham outras oportunidades de desenvolvimento pessoal e preparo profissional.

Uma dessas oportunidades pós-curso foi a participação no projeto Geração do Amanhã, oferecido pela ONG Foco Empreendedor, instituto Dale Carnegie e empresa Japan Tobacco International (JTI). Quatro egressas do Programa de Aprendizagem do Instituto Crescer Legal tiveram em junho a sua formatura, junto com 13 egressos da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul e de Vale do Sol.

Iniciado em março, o curso do projeto Geração do Amanhã proporcionou aos jovens aprimorar as habilidades de liderança, autoconhecimento, comunicação e trabalho em equipe. Com aulas teóricas e práticas, o conteúdo foi centralizado em áreas fundamentais para atingir o sucesso pessoal dentro do objetivo de aprimorar as habilidades dos jovens participantes para que se tornem futuros empreendedores do meio rural.

Conforme a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, entre as premissas do Instituto está a manutenção do contato com os egressos e, quando possível, a inclusão em novas oportunidades de desenvolvimento. “Continuar ofertando possibilidades aos nossos jovens é um dos nossos desafios. Por meio de parcerias isso se torna possível e viável. Temos muito orgulho de continuar acompanhando a trajetória desses adolescentes e sabemos que experiências como essas podem auxiliar muito o desenvolvimento deles”, revela.