Equipes de recebimento de embalagens seguem para o litoral catarinense

A partir desta segunda-feira, 30 de novembro, a coleta itinerante do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos estará cumprindo agenda na região do litoral de Santa Catarina. Serão visitados 41 municípios até o dia 15 de janeiro de 2021, conforme roteiro divulgado pelas equipes de campo das indústrias de tabaco.

No primeiro dia, haverá recolhimento de embalagens nos municípios de Praia Grande, São João do Sul e Santa Rosa do Sul. No dia 1º de dezembro, os caminhões do Programa seguem para Balneário Gaivota, Sombrio e Jacinto Machado. No dia 2, a coleta itinerante será em Turvo e Timbé do Sul. No dia 3, o recebimento de embalagens será em Morro Grande, Nova Veneza e Meleiro. E na sexta-feira, dia 4, a equipes estarão em Ermo e em algumas comunidades de Araranguá.

Na semana seguinte, a coleta inicia dia 7, com o encerramento do roteiro por Araranguá e vista a Maracajá e a uma localidade de Içara. No dia 8, o recebimento segue em Içara. Em 9 de novembro, as equipes do Programa estarão em Jaguaruna, Morro da Fumaça, Criciúma, Foquilhinha e Urussanga. No dia 10, a coleta será em Pedras Grandes, Treze de Maio, Tubarão, São Martinho e Imaruí. E no dia 11, haverá recebimento em localidades rurais de Lauro Müller e de Orleans.

Após 30 dias de recesso de final de ano, o Programa de Recebimento de Embalagens retorna no dia 11 de janeiro de 2021, com coleta em algumas localidade de Orleans, além de São Ludjero e Braço do Norte. E no dia 12 de janeiro, os caminhões do programa estarão nos municípios de Armazém, Grão Pará e Rio Fortuna. No dia 14, o recebimento será em São Bonifácio, Anitápolis e Santa Rosa de Lima. E no dia 15, ocorre o encerramento do roteiro, com recolhimento de embalagens em Terra de Areia, Maquiné e Caraá.

SAIBA MAIS

– Pioneiro, o Programa de Recebimento de Embalagens foi criado no ano 2000, antecedendo a regulamentação da legislação sobre o tema. Desenvolvido pelo SindiTabaco e empresas associadas, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), tem como objetivo preservar o meio ambiente e evitar o descarte inadequado de embalagens vazias de agrotóxicos, protegendo a saúde e a segurança dos produtores de tabaco e de suas famílias.

Desde 2002, o programa também tem como objetivo atender aos preceitos estabelecidos pela legislação vigente. No Brasil, desde 2002, o Decreto 4.074, determinou que “usuários de agrotóxicos e afins devem efetuar a devolução das embalagens vazias e respectivas tampas aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos”.

– Desde 2015, os registros das embalagens entregues pelo produtor passaram a ser feitos por um aplicativo (antes eram feitos de forma manual). No momento da entrega, o cadastro do produtor é atualizado e ele recebe o comprovante de entrega das embalagens, com o registro da data e da quantidade de recipientes entregues.