Elas falam em nome do campo

Boletins de rádio que trazem reflexão sobre a conjuntura na qual vivem as mulheres das zonas rurais são produzidos pelo programa ‘Nós por Elas – A voz feminina do campo’, do Instituto Crescer Legal. A cada edição, novos assuntos são inseridos e incrementam as ações de esclarecimentos e informação direcionada, tudo na voz das jovens garotas do campo.

Em 2020, a atividade encerrou com seis boletins abordando temas como pandemia, autocuidado e sororidade, produzidos em uma edição especial online do programa. Os áudios, que já foram reproduzidos em programas de rádio parceiros do Crescer Legal, podem ser conferidos e baixados no site do Instituto. Os boletins – Aprendizados na pandemia, Autoestima feminina e Sororidade – estão disponíveis em opções completa e reduzida.

Em 2020, mesmo com a adaptação para a versão virtual, os resultados não deixaram a desejar. Seis egressas do Instituto – Aline Schroeder, Maira Carolina Petry, Franciele Melyza Tornquist, Jéssica Voeltz, Camila dos Santos e Isabela Beatriz Müller Schwengber – aceitaram o desafio. Elas já tinham participado das gravações presenciais em outros anos e se voluntariaram a compor a edição especial.

Para Camila dos Santos, de Vale do Sol (RS), a volta às pesquisas e gravações, dessa vez em formato virtual, foi uma nova experiência bem interessante. “Em 2020 tivemos muitos desafios relacionados à pandemia, foi preciso adaptação às novas ferramentas e formas de comunicação”, disse. E a educadora social, Maria da Graça Vieira, destacou a importância do programa na difusão das vozes femininas: “É preciso dar voz às mulheres, todas as mulheres, as do campo também”.

NÓS POR ELAS – Busca valorizar e desenvolver jovens egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, promovendo a reflexão sobre a questão de gênero, além da troca de experiências, capacitando-as na área de comunicação, como multiplicadoras de conhecimento adquirido. Nas quatro edições já realizadas, 26 jovens do campo participaram, tornando-se multiplicadoras de temas sensíveis à realidade feminina no campo.