Educadores socais, profissionais que apoiam a juventude do campo

Desde 2008, 19 de setembro é o Dia Nacional do Educador Social profissional que, entre outras funções, busca entender os contextos, estabelecer relações, acolher e escutar e, por isso, têm grande importância na orientação do público jovem.

No Instituto Crescer Legal, os educadores sociais são aqueles que auxiliam os jovens do campo a definir caminhos de vida bons e corretos. E não são raras as manifestações de gratidão por parte dos jovens aprendizes, que passam a ter nos educadores um porto confiável que os auxilia, junto com as famílias, a ver perspectivas de vida próspera e feliz.

Um exemplo de reconhecimento é o da egressa do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, Gisele de Fátima da Silva, de Boqueirão do Leão. Ela diz que a presença da educadora Débora Berghahnn foi importante em uma fase significativa de sua vida. “Ela sempre foi uma pessoa amiga, pronta a ajudar, e esteve sempre presente tirando dúvidas e dando conselhos”, conta a aprendiz.

E a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, também reconhece o papel dos educadores sociais e atribui a eles os resultados positivos alcançados junto aos jovens rurais. “No Crescer Legal, o trabalho dos educadores é realizado por pessoas qualificadas e identificadas com os propósitos da nossa instituição, que realmente são inspiração tanto para os aprendizes como dentro da própria equipe” diz. “Os jovens se espelham nessas pessoas e acabam também se integrando aos processos de desenvolvimento de seus grupos e suas localidades”, acrescenta. “Com isso, nosso grupo multiplicador vai aumentando e extrapola inclusive os objetivos mais específicos do Instituto, pois os resultados vão tendo eco nas comunidades”, constata.

Nós, do Empreendedores do Campo, deixamos nossos parabéns a todos que fazem diferença na vida de nossos jovens aprendizes.