Aprendizes do Crescer Legal continuarão em curso complementar

Os 141 aprendizes do Instituto Crescer Legal, que participaram do Programa de Aprendizagem Profissional Rural em 2020, estão recebendo a oportunidade de serem contratados novamente em 2021 para participarem do curso complementar de empreendedorismo e gestão rural. A decisão foi tomada porque, com poucas semanas de atendimento presencial e praticamente 10 meses de atividades remotas, muitas vivências não foram possíveis. Dessa forma, os atuais aprendizes podem ser contratados novamente pelas empresas do setor do tabaco para frequentarem o curso que irá de março a dezembro do ano que vem, cumprindo 800 horas.

Com as atividades de 2020 encerradas no dia 11 de dezembro, os aprendiz já receberam o certificado parcial do curso, referente aos conteúdos e carga horária que foram contemplados durante o ano por meio de atividades remotas. E agora, para ser aprendiz de 2021, cada jovem terá que cumprir as exigências do Programa de Aprendizagem, como estar estudando no ensino formal. “Os atuais aprendizes serão privilegiados, pois terão dois período de contratação pela Lei da Aprendizagem e a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e ampliar seu desenvolvimento”, explica o diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke.

Algumas questões importantes precisarão ser analisadas de forma individual para viabilizar a participação dos aprendizes em 2021, como o turno escolar, atividades em turno inverso e rotas de transporte. A gerente do Instituto, Nádia Fengler Solf, explica que cada caso terá as possibilidades de ajuste avaliados junto aos aprendizes e responsáveis, bem como com os parceiros municipais.

Conforme Nádia, durante 2020, cada aprendiz recebeu mensalmente planos de estudos estruturados a partir dos conteúdos do curso de gestão rural e empreendedorismo. “Assim, conseguimos adaptar as ações para realizar todos os projetos previstos para o ano apesar das restrições impostas repentina e prolongadamente pela pandemia”, lembra. “Contudo, mesmo realizando da melhor forma possível e com muito empenho por parte da equipe e apoio dos parceiros e associados, não foi possível completar o desenvolvimento integral dos jovens aprendizes por meio das vivências como discussões e construções diárias, saídas de estudo, seminários, visitas, atividades na comunidade”, acrescenta a gerente.

SAIBA MAIS

O Instituto Crescer Legal – uma iniciativa do SindiTabaco e suas empresas associadas com o apoio e adesão de pessoas envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil –  tem atuação em áreas com plantio de tabaco no Brasil. Em cinco anos, já são 333 jovens formados no curso de Empreendedorismo e Gestão Rural e 141 com certificado parcial (aprendizes de 2020 que foram convidados para o curso complementar). Atualmente, o Programa de Aprendizagem tem atuação nos municípios gaúchos de Boqueirão do Leão, Canguçu, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul e Sinimbu.