Você acompanhou a live sobre saúde e segurança?

Caso não, clique AQUI E ASSISTA

Quem teve outro compromisso na tarde de quinta-feira, 11 de novembro, e não pode acompanhar a live do Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, ainda pode assistir no canal do SindiTabaco no youtube (youtube.com/Sinditabaco). É só clicar acima deste texto e ver a íntegra da programação.

Com apresentação da jornalista Francine Rabuske, o vídeo tem a participação da doutora Ana Paula Motta Costa, advogada, socióloga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); do presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke; e do presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner. A live fez parte de uma edição especial do Ciclo de Conscientização que, neste ano, devido a questões de segurança sanitária ligadas à pandemia da Covid-19, foi realizado em formato virtual.

Durante a programação, Iro Schünke explica que a qualidade de vida dos produtores de tabaco é importante para todos, inclusive porque a sustentabilidade na produção de tabaco no Brasil está ligada ao bem-estar dos produtores e de suas famílias. “O Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador e isso tem a ver com o produtor, que tem adotado as boas práticas ligadas à sustentabilidade”, diz. Sobre a proteção da criança e do adolescente, Iro Schünke salienta que os primeiros ensinamentos devem vir da família, como por exemplo o respeito, a disciplina e a honestidade e, na sequência, é também muito importante todo o desenvolvimento proporcionado pela escola.

Já Benício Werner, ao lembrar de ações como preservação do meio ambiente e proteção da criança e saúde do produtor, lembra da necessidade de seguir as orientações do setor porque o mercado do tabaco está olhando cada vez mais para as questões sociais e ambientais. E a doutora Ana Paula Motta Costa esclarece diversos conceitos sobre o trabalho infantil e porque a lei impede que menores de 18 anos trabalhem no tabaco.

Segundo ela, há uma linha tênue entre o trabalho infantil e realizar tarefas em casa. “Trabalho infantil é quando o trabalho de uma criança substitui o de um adulto”, esclarece. “Há mitos e um deles é que só se aprende a trabalhar trabalhando”, diz, lembrando que quem tem mais tempo de estudo e preparação, geralmente recebe mais pelo seu trabalho na vida adulta. “Para trabalhar quando adulto, precisa se preparar quando criança”, salienta.

O Ciclo de Conscientização é uma realização do SindiTabaco e empresas associadas e Afubra.