Vamos vê-los empreendendo no campo?

Que as histórias sejam de sucesso para os 129 jovens formados no curso de gestão rural

Na semana passada, 129 jovens que vivem no meio rural tiveram sua cerimônia de formatura do curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural”, oferecido pelo Instituto Crescer Legal, através do seu Programa de Aprendizagem Profissional Rural. A cerimônia, na presença de familiares e autoridades convidadas, foi a celebração de uma etapa transformadora na vida dos jovens e do encerramento das atividades oferecidas no contraturno escolar em escolas próximas das localidades onde os jovens vivem.

Como aprendizes, os adolescentes foram contratados via Lei da Aprendizagem e receberam salário proporcional, mas sem atividade laboral e sim para frequentar o curso. Formaram-se jovens rurais dos municípios gaúchos de Herveiras, Sinimbu, Boqueirão do Leão, Passo do Sobrado, Cerro Branco, Vale do Sol e Vera Cruz. Entre as autoridades presentes, estava o secretário nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, que foi o padrinho dos jovens que concluíram o Programa de Aprendizagem Profissional Rural em 2019.

Na ocasião, Schwanke disse que o Instituto tem sido uma referência. “Quem sabe, possamos espalhar essa experiência em todo o Brasil e um dia não tenhamos turno integral em todas as escolas e que temas como empreendedorismo e gestão sejam permanentes no currículo escolar de nossos jovens”, falou. “O sonho é o que motiva e faz a gente correr atrás do que queremos, porque tudo é possível, inclusive empreender naquilo que a gente sonha, independentemente de onde estivermos, desde que com seriedade, respeito, ética e comprometimento”, disse Schwanke, deixando uma mensagem para os jovens aprendizes.

Com os formandos de 2019, o Crescer Legal já soma 333 jovens aprendizes formados no curso de empreendedorismo e gestão rural. Para o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, os resultados alcançados em tão pouco tempo (desde 2015) são reflexo direto do interesse das empresas do setor de tabaco em oferecer oportunidades voltadas aos adolescentes do meio rural. “Nossa atuação no combate ao trabalho infantil deixou muito clara a lacuna que existe no campo para os adolescentes. E o Instituto Crescer Legal foi a solução encontrada para oferecer qualificação e desenvolvimento pessoal a esses jovens”, completou.

Representando os prefeitos dos municípios beneficiados, o prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff, lembrou que atualmente está mais fácil empreender no campo por causa da tecnologia e que é importante a capacitação dos jovens. E Luiz Ricardo Pinho de Moura, coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), disse que a educação pública aprendeu com o Instituto Crescer Legal que é preciso haver um olhar diferenciado sobre gestão para transformar a sociedade.

NOVAS TURMAS – Em 2020, haverá sete novas turmas de aprendizes rurais com cerca de 140 jovens dos municípios de Boqueirão do Leão, Canguçu, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu e Santa Cruz do Sul. Saiba mais sobre o Instituto em: www.crescerlegal.com.br