Sim, nós podemos!

Desde as primeiras turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, a frase “Sim, nós podemos!” vem sendo utilizada como um mantra motivador entre os jovens aprendizes. Usada inicialmente pelo presidente do Instituto, Iro Schünke, a frase é repetida constantemente pelos aprendizes e egressos, e tem um significado especial para cada um deles. Para Giovana da Silva de Moraes, 15 anos, de Passo do Sobrado/RS, a expressão é essencialmente motivadora. “A frase mostra que nós podemos tudo o que quisermos, pois se houver dedicação, não existe algo que não podemos realizar”, diz.

Conforme Giovana, o tempo passou desde que se formou no Programa de Aprendizagem Profissional Rural em 2019, mas o lembrete para não desistir dos seus sonhos permanece. “Quando penso em desistir de algo, lembro que ‘sim, eu posso’ fazer o que eu quiser”, salienta. Para a egressa, todas as atividades do Instituto Crescer Legal sempre a motivaram muito a ter objetivos e a buscar realizá-los.

Em seu relato para o Blog Crescer Legal, Giovana diz que a experiência com jovem aprendiz, além de estimulante, foi também única e muito especial em diversos aspectos. “Abriu meus olhos para o mundo do trabalho e aprendi sobre gestão e vários outros assuntos importantes para o desenvolvimento pessoal. Os aprendizados do curso fizeram com que eu começasse a amadurecer e a perceber que nem tudo é como eu imaginava”, conta. “Passei a ter responsabilidade com meus materiais, aprendi a trabalhar em grupo e a me portar de uma forma mais profissional”, acrescenta.

Veja a história de Giovana da Silva de Moraes no Blog Crescer Legal: crescerlegal.com.br/historia/sim-nos-podemos/