Pelos novos empreendedores do campo

Hoje em dia, o agro brasileiro é de ponta, usa tecnologias avançadas e o sistema produtivo é exemplo para outras nações. Os novos empreendedores do campo são arrojados, estudam, se especializam e fazem gerenciamento da sua produção. Por isso, o modelo de Brasil rural de décadas passadas está sendo revisado e modernizado. E estabelecer esses novos tempos tem muito a ver com a educação e com a capacidade de mudanças culturais ainda arraigadas.

Nesse sentido, o Instituto Crescer Legal vem, desde 2015, oferecendo sua contribuição através de ações direcionadas aos adolescentes do campo. Essas atividades fazem parte do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, que dissemina a importância do despertar para a observação de como as coisas são feitas e a pensar ideias e estratégias sobre como proceder para ter sucesso nos empreendimentos. Oferecido em espaços cedidos por escolas rurais, o curso de empreendedorismo e gestão tem encontrado o pensamento construtivo de muitos professores dessas escolas, também engajados em fazer do espaço de educação um local para apoiar os jovens em suas escolhas, tanto aqueles que se identificam com as atividades do campo como aqueles que têm outros projetos de vida.

Loiva Brigmann, de Herveiras (RS), é uma dessas professoras que se juntou aos educadores sociais do Crescer Legal para ser um elo entre o programa de aprendizagem e a comunidade da Escola Municipal General Osório. Filha de agricultores, ela diz que, quando adolescente, sentia vergonha da sua condição de jovem rural por nunca ter sido estimulada a ver o campo como realmente é, com todas as suas belezas e a qualidade de vida que ele proporciona. Em depoimento ao Blog do Crescer Legal, ela conta suas impressões sobre a ação do Instituto no incentivo ao despertar para o empreendedorismo. “Quem tem a oportunidade de ser aprendiz rural, deve aproveitar bem cada instante da aula, cada viagem, cada dever de casa, cada palavra dirigida, pois são alunos privilegiados que estão tendo uma oportunidade maravilhosa de perceber novas possibilidades de futuro”, aconselha.

Confira a íntegra do depoimento