Para evitar roubo de carga

No ano passado, o roubo de cargas de tabaco cru teve aumento de 160%. Por causa do acréscimo nas ocorrências, foi criada uma Comissão de Segurança, de iniciativa do SindiTabaco e tendo como integrantes representantes das empresas associadas e de órgãos de segurança pública como a Brigada Militar e a Polícia Civil da região de Santa Cruz do Sul (RS). Após analisar as características das ocorrências dos últimos anos, o grupo definiu um plano de ação para aplicação imediata.

Entre as medidas implementadas, está a distribuição de um folder aos transportadores de tabaco e de insumos agrícolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O material estabelece medidas preventivas e procedimentos para os casos de ocorrências de roubo de carga. Entre as dicas de prevenção estão: assegurar que o veículo esteja devidamente abastecido para evitar paradas não programadas, procurar parar somente em postos 24 horas com estacionamento próprio e vigilância, evitar a exposição da carga e manter o veículo em local com boa iluminação. Outras orientações são evitar viajar à noite, não desviar da rota e ter disponíveis e acessíveis os contatos de emergência – Brigada Militar (190), Polícia Civil (198), Polícia rodoviária (192), Bombeiros (197) e SAMU (193).

O folder aconselha ainda a não dar carona a pessoas alheias à operação de transporte de tabaco, não repassar informações a terceiros sobre a carga e sistemas de segurança do veículo e, sempre que possível, viajar em comboio. Outros lembretes são de que, se o motorista perceber situação suspeita, ele deve procurar o mais rápido possível parar o veículo em local movimentado e acionar a polícia. A recomendação é não reagir a qualquer tipo de abordagem de assaltantes, evitando movimentos bruscos ou gestos que possam assustar ou irritar os agressores.

SAIBA MAIS

O volume total envolvido nas ocorrências de roubo chegou a 555 toneladas de tabaco cru nos últimos três anos, com valor estimado em R$ 5,3 milhões. Os roubos ocorreram tanto na propriedade, como durante o transporte do produto entre produtor-empresa ou na transferência entre filiais. No total foram 47 ocorrências no período, sendo 57% no Rio Grande do Sul. Com a meta de reduzir o número de ocorrências e prevenir a integridade física dos transportadores, a Policia Civil e a Brigada Militar passaram a atuar preventivamente nas áreas mais afetadas durante a safra de 2020.