Para auxiliar os jovens em seus projetos de vida

“Entendemos que temos cumprido o papel de desenvolver melhor os jovens para alcançarem seus objetivos”, disse o diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, na abertura do 3º Encontro Regional de Aprendizes Rurais, realizado em Santa Cruz do Sul (RS) no começo de outubro. No evento, que reuniu cerca de 250 pessoas, os jovens aprendizes de 2019 puderam compartilhar experiências com egressos das primeiras turmas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Educadores, equipe pedagógica, parceiros e associados do Instituto também acompanharam o dia de atividades.

Em seu discurso, Iro Schünke lembrou que o Instituto foi criado com o objetivo de ofertar soluções para os jovens do meio rural e disse que os resultados têm sido motivo de grande alegria. “Acompanhamos muitas histórias de superação e de conquistas e somos gratos às nossas associadas, aos parceiros e também aos jovens e seus familiares, por acreditarem nessa nova proposta de aprendizagem e qualificação no meio rural”, salientou.

Durante a programação do encontro, teve bate-papo sobre responsabilidades e propósitos com a participação da Dale Carnegie e de egressas do Instituto que participaram do Projeto Geração do Amanhã. Houve ainda apresentação de trabalhos realizados pelos aprendizes das turmas de 2019 e os projetos de vida. Egressos e aprendizes também trocaram informações sobre realizações da formação profissional e do Programa Nós Por Elas.

Desde que foi lançado, em 2015, o Instituto formou 204 jovens no curso de Gestão Rural e Empreendedorismo e, em 2019, mais de 130 meninos e meninas entre 14 e 17 anos foram contratados via Lei da Aprendizagem. Os encontros iniciaram em março e seguem até o final do ano em Boqueirão do Leão, Cerro Branco, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz. Temas como análise das propriedades rurais, diagnóstico do município e região com estudos dos arranjos produtivos locais, mapeamento das parcerias, trabalhos envolvendo as famílias e a comunidade e estudos de desenvolvimento de produtos de gestão fazem parte do curso.