Embalagens de agrotóxicos devem ser guardadas até a retomada da coleta

Desde 25 de fevereiro, não está sendo possível entregar os recipientes vazios de agrotóxicos ao Programa de Recebimento de Embalagens conduzido pelo SindiTabaco e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A suspensão temporária das atividades das equipes de coleta se deu para evitar aglomerações, pois o agravamento da pandemia atinge várias regiões. “Nossa prioridade é a saúde e segurança dos produtores e também dos trabalhadores que atuam na coleta”, explicou o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.

Quando houve a suspensão das atividades, as equipes estavam prestes a dar início à coleta nos municípios da região Centro-Norte de Santa Catarina. Por isso, os produtores de Porto União, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Major Vieira, Papanduva, Monte Castelo, Timbó Grande, Mafra, Três Barras, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Itaiópolis devem manter as embalagens guardadas em depósito específico até o reinício do itinerário.

Quando houver a retomada das atividades do Programa, as equipes de campo das empresas associadas ao SindiTabaco distribuirão novos convites aos produtores dos 14 municípios do Centro-Norte com as novas datas em que as embalagens devem ser levadas até os pontos de recebimento nas localidades. Também é possível obter as informações sobre o retorno da coleta ficando atentos às informações nas emissoras de rádios da região.

O PROGRAMA

O recebimento de embalagens percorre 10 roteiros distintos que abrangem todas as regiões produtoras de tabaco gaúchas e catarinenses. No total, são 1,8 mil pontos de coleta, em 211 municípios, beneficiando diretamente 117 mil produtores rurais. Em Santa Catarina são quatro roteiros: Alto Vale (40 municípios), Centro-Norte (14 municípios), Litoral (46) e Oeste (99 municípios). E no Rio Grande do Sul são seis itinerários: Centro-Serra (22 municípios), Centro (27), Noroeste (73 municípios), Serra Planalto (42), Sul (27 municípios) e Vale do Rio Pardo e Taquari (21 municípios).

NÃO ESQUEÇA!

– As embalagens devem ser tríplice lavadas, os recipientes rígidos devem ser perfurados e as tampas devem estar separadas das embalagens e também devem ser entregues. Tudo deve ser guardado em local adequado até a nova data de entrega.