Data para celebrar o valor dos empreendedores do campo

A produção rural, uma das atividades mais antigas da humanidade, continua sendo uma das mais importantes na atualidade. Nós, do Blog Empreendedores do Campo, queremos prestar a merecida homenagem a todos os produtores rurais brasileiros, que constituem a base da economia do País.

E agora, neste momento de crise mundial causada pela pandemia da Covid-19, esses trabalhadores se tornaram ainda mais essenciais, pois continuam produzindo para manter o abastecimento da população, inclusive minimizando impactos de outros segmentos, como o das exportações. Lembremo-nos de que tudo começa com o trabalho dos empreendedores rurais, pessoas que se especializam em produzir sempre mais e melhor, cuidando do solo e da água para que as terras continuem férteis e produzam cada vez com mais eficiência.

Porém, os ditados populares “se o campo não planta, a cidade não janta” e “se o campo não roça, a cidade não almoça” revelam apenas parte da ação dos nossos empreendedores rurais, pois a importância vai muito além, abastecendo indústrias têxteis, de biocombustíveis, medicamentos, beleza e lazer, entre outras. E o produtor brasileiro não é mais o “cara da enxada”; agora ele é o “cara do agronegócio”. Ele planeja, testa novas técnicas e tecnologias e, com base em experiências e dados, faz suas opções de produção para atendimento às exigências do mercado e visando o sucesso nos negócios. Ou seja, usa ciência e tecnologia para produzir, porém resguardando os recursos naturais e a continuidade da produção com sustentabilidade.

No Brasil, vale lembrar, o campo é um grande gerador de trabalho e renda. Segundo o Censo Agropecuário de 2017, o mais recente realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15 milhões de pessoas trabalham nos 5 milhões de estabelecimentos rurais. Além disso, os empreendedores do campo contribuem com o equilíbrio das contas externas do País, exemplo disso é que entre 1990 e 2017, o saldo da balança agrícola do País aumentou quase 10 vezes, alcançando, mais de US$ 80 bilhões.

Dia do Agricultor – A data de 28 de julho foi instituída através do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura.

———————————

Esclarecendo

Agrotóxicos – O Brasil não um grande consumidor de defensivos como alguns afirmam erradamente. Com a média de 2,3 quilos de defensivo por hectare, a produção rural brasileira tem número bem abaixo de países como Holanda (20,8kg/ha), Japão (17,5kg/ha) e Bélgica (12kg/ha).

Meio ambiente – Todas as lavouras do Brasil são plantadas em 10% do território nacional e, apesar de detentor de 12% das reservas de água doce do planeta, a produção rural depende prioritariamente de chuvas. Além disso, quase 60% do território nacional é coberto por mata nativa.