A jovem que incentiva a família ao empreendedorismo

Na propriedade da família Pfaff Milbradt, em Cerro Branco (RS), uma nova renda vem se somando à oriunda da venda das folhas de tabaco. Desde o final de 2021, é realizada a produção de massas caseiras, que são vendidas sob encomenda, para vizinhos e conhecidos. Os lucros do novo empreendimento ainda não são significativos, mas os projetos são de crescimento. Entre os planos está criar uma logomarca para os produtos, aumentar a divulgação (possivelmente pelas redes sociais) e passar a vender também salgadinhos prontos, que foram testados e aprovados entre os amigos mais próximos.

A fabricação das massas é feita com o auxílio de uma máquina moderna, que foi presente no 44º aniversário de Simoni Pfaff Milbradt dado pela filha Késia Taíssa, de 16 anos. Para a aquisição da máquina, a adolescente economizou o dinheiro recebido como jovem aprendiz do Instituto Crescer Legal, pois avaliou que seria bom para toda a família investir no projeto de diversificação de renda da sua mãe dando-lhe o equipamento que viabilizaria a produção.

Késia foi jovem aprendiz em 2020 e 2021, quando participou do curso de empreendedorismo e gestão do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. A oportunidade é oferecida aos jovens rurais, que são contratados como aprendizes por indústrias do tabaco para frequentarem o curso de empreendedorismo e gestão rural. A formação é disponibilizada nos municípios onde os jovens vivem, para que não precisem sair das suas comunidades e permaneçam vivendo com suas famílias.

Para Késia, a experiência proporcionada pelo Instituto Crescer Legal proporcionou-lhe muito mais do que o dinheiro da máquina de massas. Segundo ela, o curso de gestão rural foi de abertura de horizonte, com aprendizado sobre si própria e reflexão sobre formas de ajudar a melhorar a propriedade da família, tanto em organização quanto em planejamento. “Consegui auxiliar com sugestões e informações do curso sobre a questão da diversificação e, além disso, passei a ter mais responsabilidades e comprometimento na tentativa entregar bons resultados”, explica.

Para ler o depoimento de Késia, CLIQUE AQUI