Conscientização reúne 420 pessoas no município de Segredo

4 . JUN . 2019 Releases

Junho 2019 – Produtores de tabaco, agentes de saúde, diretores de escolas, conselheiros tutelares e autoridades se reuniram nesta terça-feira, 04 de junho, no Clube Internacional, em Segredo, para participar da programação do 11º Ciclo de Conscientização sobre Saúde e Segurança do Produtor e Proteção da Criança e do Adolescente.

Promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), desde 2009, o Ciclo de Conscientização atende aos acordos firmados perante o MPT-RS e MPT-Brasília e já tiveram a participação de mais de 25 mil pessoas de 60 municípios.

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, abriu o evento falando sobre importância dos temas. “Temos certeza que os pais querem ver seus filhos bem encaminhados e o estudo é o caminho. Trabalhar não deve ser uma opção antes da idade certa chegar. Além disso, todos nós sabemos que o que temos de mais importante é a nossa saúde. É preciso cuidar hoje, para não sentir as consequências no futuro. Para isso, o EPI e a vestimenta de colheita são fundamentais. Ao cuidar da família e da saúde, o produtor também cuida do seu próprio negócio, uma vez que o Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador de tabaco do mundo”, falou o executivo.

Para o tesoureiro da Afubra, Marcilio Drescher, os eventos são uma celebração da conscientização uma vez que o setor do tabaco está sempre na dianteira de outros setores quando o assunto é produção sustentável. “Somos pioneiros em muitos aspectos e copiados por outros setores, como no caso do nosso sistema integrado de produção. Essa relação entre produtores e empresas faz com que os resultados no campo sejam mais efetivos”, destacou.

Com quase 1,4 mil produtores de tabaco, Segredo está entre os 30 maiores produtores da folha no País. O prefeito de Segredo, Valdir José Rodrigues, acompanhou a programação que iniciou com um bate-papo sobre proteção da criança e do adolescente com a participação do procurador aposentado pelo Ministério Público do Trabalho, Veloir Dirceu Fürst, e da advogada e socióloga, Dra. Ana Paula Motta Costa. Em um vídeo em formato de perguntas e respostas, eles responderam questionamentos comuns dos produtores sobre o tema trabalho infantil.

No Brasil, o decreto 6481/2008 regulamentou duas convenções internacionais, seguindo a recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o que colocou o tabaco na lista de formas de trabalho e, portanto, proibidas para menores de 18 anos. O trabalho infantil se caracteriza ao utilizar crianças ou adolescentes para substituir a mão de obra adulta necessária, privando-a de educação ou de momentos de lazer.

Na sequência, o Dr. NikoTino trouxe informações sobre a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos, bem como sobre a utilização da vestimenta de colheita. Conheça alguns dos pontos destacados por ele ou assista ao vídeo completa no canal do SindiTabaco no Youtube.

• Somente utilizar agrotóxicos registrados, de acordo com a receita agronômica;
  • Manter o pulverizador em perfeitas condições de uso e sem vazamentos;
  • Durante o manuseio e aplicação de agrotóxicos, sempre utilizar o EPI;
  • Não permitir a aplicação por menores de 18 anos, idosos e gestantes;
  • Armazenar os agrotóxicos em armário feito de material resistente, chaveado e destinado somente para esse fim, com acesso restrito a trabalhadores orientados a manuseá-los;
  • Não reutilizar embalagens vazias de agrotóxicos para qualquer fim;
  • Realizar a tríplice lavagem da embalagem vazia de agrotóxico, utilizando o EPI;
  • Sinalizar áreas tratadas com agrotóxicos com placa específica para este fim;
  • Usar sempre luvas impermeáveis e vestimenta específica para a colheita;
  • Evitar colher quando as folhas estiverem molhadas pela chuva ou orvalho;
  • Dar preferência aos horários menos quentes do dia para a colheita do tabaco;
  • Além do momento da colheita, o produtor deve ficar atento durante o desponte, o carregamento e a cura/secagem das folhas.

Assista

O Mundo do Dr.NikoTino

Bate-papo sobre trabalho infantil

Doença da Folha Verde do Tabaco

O encerramento ficou por conta da peça teatral Rádio Fascinação, encenada pelo grupo de atores de Santa Cruz do Sul (RS), Espaço Camarim, que também interagiu com o público e relembrou os principais pontos de forma lúdica e bem-humorada.

PRÓXIMOS EVENTOS – Rio Pardo sedia o seminário na quinta-feira, 06 de junho. O encontro acontece no Centro Comunitário Católico de Rincão Del Rey (Linha Rincão Del Rey, 1210), a partir das 13h. Em julho, os eventos acontecem em Papanduva (SC), em 2 de julho; Chapadão do Lageado (SC), dia 3; Ivaí (PR), em 16 de julho; e Rebouças (PR), dia 17.

11º CICLO DE CONSCIENTIZAÇÃO

Município
UF
Produtores