Luiz Carlos Castanheira

Engenheiro agrônomo e de Segurança do Trabalho, é também agricultor e consultor e membro do Conselho Científico Agro Sustentável. Formado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia de Pinhal e de Segurança do Trabalho pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, tem especialização em Segurança do Trabalho Rural (Japão, 1984); Formulação de Pesticidas, com enfoque para Segurança no uso de Pesticidas (Leipzig, Alemanha, 1988) e fez diversos cursos pelo mundo sobre segurança no uso de produtos químicos para a agricultura. Ex-professor da PUCC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e professor no curso de Engenharia de Segurança da UNICAMP.

25 | out 2019

DESCARTE DE PULVERIZADORES INSERVÍVEIS

11 | set 2019

AGROTÓXICOS, ZOOTÓXICOS, ANTROPOTÓXICOS

Nos últimos tempos tem havido uma enorme campanha nos meios de comunicação, culpando os agricultores pelo uso de produtos fitossanitários em suas culturas.

19 | ago 2019

A SEGURANÇA E A SAÚDE DO TRABALHADOR NO ÂMBITO DA PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DA CULTURA DO TABACO NO BRASIL

25 | jun 2019

A PROTEÇÃO DAS MÃOS DURANTE A COLHEITA DO TABACO

27 | maio 2019

A Doença da folha verde do tabaco e a proteção do trabalhador

A Doença da folha verde do tabaco, ou GTS-Green Tobacco Sickness, é um tipo de intoxicação por nicotina causada pela absorção dermal desse alcaloide durante a colheita de tabaco molhado por orvalho ou por chuva.