José Otavio Menten

Engenheiro Agrônomo, mestre em Fitopatologia, doutor em Agronomia, Livre Docente em Fitopatologia e com pós-doutorados em Resistência e Epidemiologia (Holanda), Patologia de Sementes (Dinamarca) e Biotecnologia (Cambridge, Inglaterra). É professor associado da USP/ESALQ, presidente do Conselho Científico Agro Sustentável e coordenador Comissão Coordenadora do Curso de Engenharia Agronômica da USP/ESALQ. Membro do Conselho Superior do Agronegócio. Foi diretor executivo da ANDEF (Associação Nacional Defesa Vegetal), pesquisador da EMBRAPA, IAC e CENA-USP, vereador e secretário de Agricultura em Piracicaba (SP).

30 | jun 2020

Nuvem de gafanhotos está sob controle

Já fragilizados pelo enfrentamento da pandemia causada pelo SARS-COV-2 (Covid-19), a população do sul do Brasil, mais especificamente os produtores rurais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, estão assustados com a ameaça da chegada de uma nuvem de gafanhotos sul-americanos da espécie Schistocerca cancellata.

03 | abr 2020

Reclassificação toxicológica de pesticida agrícola

24 | jan 2020

Brasil produz alimentos vegetais sem resíduos de pesticidas

Em dezembro de 2019, foram divulgados pelos Ministérios da Saúde e da Agricultura os resultados das análises de resíduos de pesticidas em alimentos de origem vegetal produzidos no Brasil.

09 | dez 2019

Brasil não é o maior consumidor de pesticidas

Por José Otavio Menten

21 | nov 2019

Produtos fitossanitários: aspectos positivos, negativos, oportunidades e desafios

14 | nov 2019

Benefícios e a realidade do manejo sustentável

Com o avanço da produtividade, novos desafios foram surgindo no campo e, com isso, foram criadas novas tecnologias de controle e manejo fitossanitário sustentável, fundamental para termos uma agricultura eficiente e competitiva.