Iro Schünke

Presidente

Nascido em Candelária (RS), o presidente do SindiTabaco formou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM / RS). Sua trajetória profissional começou na Emater, em 1975. Com mais de 45 anos de experiência no segmento do tabaco, trabalhou para a Fumossul Ltda., em Venâncio Aires e, em 1980, ingressou na Meridional de Tabacos, onde atuou como Engenheiro Agrônomo, Gerente de Produção e, a partir de 2000, como Diretor de Produção. A fusão da Meridional de Tabacos e a Dimon deu origem à Alliance One, onde atuou como Superintendente de Produção, em 2005. Durante este período, viajou por vários países produtores de tabaco. Por mais de uma década, ocupou o cargo de Vice-Presidente de Produção do Sindifumo, agora conhecido como SindiTabaco, onde atua como presidente desde 2006. Desde 2008 é Diretor da FIERGS - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Em 2015 assumiu como diretor-presidente do Instituto Crescer Legal.

Edenir Gassen

Vice-Presidente de Secretaria

Natural de Santa Cruz do Sul (RS), formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com MBA em Finanças Empresariais pela FGV/RJ e Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral/MG. Iniciou sua carreira na área financeira da Souza Cruz Ltda. em 1988, passando por várias operações e projetos especiais da empresa no Brasil. Atualmente é responsável pela Gerência Contábil e Financeira das operações de tabaco da Souza Cruz no Brasil.

Flavio Marques Goulart

Vice-Presidente de Finanças

Natural de Recife, graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro. Trabalhou como agrônomo na área de fertilizantes e defensivos no Nordeste e na produção de tabaco no Sul, antes de dedicar-se à área de Assuntos Corporativos. Atualmente exerce a função de Diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da Japan Tobacco International.

Valmor Thesing

Vice-presidente de Relações Industriais (Recursos Humanos)

Natural de Santa Cruz do Sul (RS), formado em Economia, pela UNISC, e Técnico em Contabilidade, iniciou sua carreira no setor de tabaco na empresa Tabacos Brasileiros, atual Universal Leaf Tabacos Ltda. Nestes 37 anos de experiência no setor, trabalhou nas áreas de Contabilidade, Suprimentos e Logística, Recursos Humanos e, atualmente, exerce o cargo de diretor Administrativo. Também é conselheiro do CONCEX da FIERGS.

Roberto Naue

Vice-presidente de Assuntos Fiscais

Natural de Itapiranga (SC), formado em Ciências Contábeis (UNISC), pós-graduado em Controladoria (UNISC/UFRGS), com MBA em Mercado de Capitais (FGV/RS) e MBA em Agronegócios (ESALQ/USP). Iniciou sua atuação no setor do tabaco em 1997 e já atuou nas empresas CTA-Continental Tobaccos Alliance S.A., Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos Ltda. e atualmente exerce o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro na China Brasil Tabacos Exportadora S.A.

Paulo Cezar Favero

Vice-presidente de Produção e Qualidade de Tabaco

Natural de Ilópolis (RS), formado em Administração pela Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral / MG e Pós-MBA pela Kellogg School of Management / Chicago. Iniciou sua carreira na área de Produção de tabaco da Souza Cruz Ltda. em 1996, passando por várias áreas da empresa no Brasil. Também atuou com Head of Leaf na BAT Colômbia de 2015 a 2018. Atualmente é responsável pela Gerência Regional Sul de Produção de tabaco da Souza Cruz no Brasil, Secretário do FONIAGRO e vice-presidente do Instituto Crescer Legal.

Guatimozin Santos de Oliveira Filho

Vice-presidente de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

Natural de Curitiba (PR), Guatimozin Santos é Gerente de Relações Institucionais da Philip Morris Brasil. Cientista Social e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com mais de 10 anos de experiência em relações Governamentais e Institucionais, construiu sua carreira atuando também em assuntos Públicos e de Sustentabilidade em empresas multinacionais e entidades de classe. Atualmente, além de temas Institucionais, é responsável pela gestão da Sustentabilidade da PMB, com foco no engajamento de stakeholders e geração de impacto social.